segunda-feira, dezembro 29, 2008

Jules Vernacular


Um blog francês dedicado à tipografia vernacular. Uma referência que recolhe desde letreiros pintados manualmente até inscrições em edifícios, passando por letreiros de montras de lojas.


This is a french blog totaly dedicated to vernacular typography. In this blog we can find handpainted lettering, type inscriptions or 3d letters at the shop windows.


Link: http://www.vernacular.fr/

domingo, dezembro 28, 2008

ECOFONT


A primeira fonte ecológia, segundo os autores esta fonte gasta cerca de menos 15% de tinta quando utilizada para impressão.


The first ecological font. When used for printing, this font saves about 15% of ink.



Link: http://www.ecofont.eu/ecofont_pt.html

Lettering Tours



RobotLab - The Bible Scribe


RobotLab - Bible Scribe
é uma instalação dos artistas Matthias Gommel, Martina Haitz e Jan Zappe, que consiste num robot que mimetiza o processo de cópia da Bíblia pelos monges da Idade Média.

Antes de Gutemberg todos os documentos textuais eram manuscritos, que para serem copiados não existia outro modo senão rescrever.

Se nos procurarmos contextualizar na mentalidade da época a Bíblia assume particular importância, nomeadamente na Europa, sociedade baseada em valores e conceitos cristãos, onde era considerada documento detentor de todo o conhecimento.

Com esta importância a Bíblia concistia num dos poucos documentos que merecia ser copiado, ainda que manualmente, escrevendo e rescrevendo sucessivos exemplares, em conventos e mosteiros com recurso a penas ou aparos e papiro.

Só por volta de 1450 é que Gutemberg com os seus tipos móveis e prensa revoluciona o modo como se copiavam documentos, permitindo que estes podessem ser impressos em série, aumentando o número de cópias, e consecutivamente fazendo com que determinado documento chegasse a maior número de pessoas.

Esta instalação parece fazer um flashback a estes tempos, por dois motivos, primeiro consiste num braço mecânico, que segura uma espécie de "caneta" com ponta de aparo - semelhantes às penas da idade média; por outro lado mimetiza o estilo da caligrafia utilizada na altura, as chamadas letras góticas.

No site encontrará fotografias e videos que demonstram o funcionamento de tão interessam máquina.


Link:
http://www.robotlab.de/bios/bible_engl.htm