quarta-feira, agosto 23, 2006

Ewald Spieker


Tive a oportunidade de vivênciar uma exposição deste designer, tipógrafo, artista ( o que lhe quiserem chamar - faz objectos de comunicação, gravura, pintura, escultura, mobiliário, instalações, etc.) em Amsterdão, no passado Novembro de 2005.
A surpresa foi grande. Quando cheguei a Amsterdão, mais os meus colegas belgas da La Cambre, para a exposição do tipógrafo Ewald Spieker (confesso um desconhecido para mim) encontrámos um misto de objectos e experiências.
Logo à entrada tínhamos esta imagem, que ainda pude registrar antes de me pedirem para desligar a máquina fotográfica. Um banco construído a partir do "A", uma cadeirinha de baloiço, pelas suas dimensões talvez para crianças, a partir do "&", lá fora um garrafal "yes" a 3d.

A coisa prometia, continuámos.

Na primeira sala deparámo-nos com outras experiências do género, por exemplo uma corrente em que os elos tinham a forma de "e". Na segunda sala apresentou-se-nos um trabalho bidimensional, com experiências interessantes de alguma especulação tipográfica. Facilmente nos lembrámos da revista "Time", da marca "Nike" (se querem perceber porquê vejam em http://www.ewaldspieker.nl/). Já no final a terceira sala convidava-nos a trabalhar, a experimentar, a vivênciar a tipografia. De um lado uma caixa enorme com todos os caractéres de um alfabeto recortados em autocolantes (foi giro ver toda a gente à procura das suas iniciais ou outras letras e a colar nos cadernos, blocos ou capas palavras expressões - ainda tenho o H colado no meu bloco). No outro lado podíamos decalcar com a ajuda de papel e lápis de cera caractéres tipográficos, achei piada ao "&". Por fim tínhamos nas paredes uma viagem à escola primária com as letras com velcro que afixámos no painel, além dos cubos que nos permitiram escrever nas prateleiras de uma estante adequada à experiência.

Foi sem dúvida alguma uma excelente experiência, diria mesmo uma vivência typográphica.

Sem comentários: